Notícias

CBMGO Representa o Brasil em foro internacional de incêndio na Argentina

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás representou o Brasil, no Foro Internacional de Incêndios Florestais na América Latina, que ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de outubro em Córdoba, Argentina, apresentando os trabalhos desenvolvidos pela corporação para a proteção do meio ambiente contra os incêndios florestais desenvolvidos durante a Operação Cerrado Vivo. O Foro, promovido pela Federação de Bombeiros Voluntários da Província de Córdoba com a Fundação Pau Costa da Espanha, reuniu especialistas de diversos países como Austrália, Canadá, Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Equador.
A problemática dos incêndios florestais é global e, devido a incidência das mudanças climáticas, sua afetação chega as zonas que tradicionalmente ficavam à margem de seus efeitos mais devastadores. As consequências se notam na vegetação, mas também na economia, no turismo e na segurança da população.
A proposta do Foro Internacional de Incêndios Florestais na América Latina é converter-se em um referencial de qualidade quanto ao discurso e a inovação em propostas, todas marcadas no debate profissional sobre os projetos atuais e futuros e na gestão dos incêndios florestais em toda área da América Latina.
O Brasil é um país de dimensões continentais. Possui a segunda maior superfície florestal e a maior biodiversidade do mundo, portanto, na mesma proporção, estão os desafios na luta contra os incêndios florestais, cada vez mais intensos e devastadores, associados às mudanças climáticas e, dentre os biomas brasileiros mais ameaçados pelo fogo e pelo desmatamento está o cerrado.
A apresentação proferida pelo Capitão Daniel Freire Pereira Batista, Subcoordenador Geral da Operação Cerrado Vivo, teve por objetivo compartilhar informações sobre as estruturas, organizações e experiencias brasileiras sob aspecto da política nacional de manejo integrado do fogo, com enfoque nos trabalhos que desenvolvem os Bombeiros Militares de Goiás.
Localizado na região central do Brasil, inserido no bioma cerrado, o Estado de Goiás, com área territorial de 340.060 km², registra em média, anualmente, a detecção por satélite de 6.060 focos de ativos calor. Buscando a redução dos incêndios e seus impactos ambientais, econômicos e sociais, o Corpo de Bombeiros Militar desenvolve a operação Cerrado Vivo, com diversas iniciativas que objetivam a integração com a comunidade para a educação, conscientização e preparação da população, com palestras nas escolas, campanhas informativas, treinamento básico de manejo do fogo, estímulos e apoio a implementação de planos de auxilio mútuo e formação e capacitação de brigadas municipais. No aspecto do combate aos incêndios, a Operação Cerrado Vivo propõe a articulação com diversos organismos governamentais e não governamentais, a aplicação do Sistema de Comando de Incidentes como ferramenta padronizada no gerenciamento de incêndios, a composição de forças tarefas, a formação de tropas especializadas e, mais recentemente, a implementação da estratégia de ataque massivo, “Golpe Único” para supressão de incêndio em unidades de conservação.

fonte site BMGO

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo