Notícias

Nota de Repúdio

A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Goiás vem a público REPUDIAR o teor da charge do cartunista Britvs, autor do personagem Kateca, publicada na coluna Quadrinhos da edição de quarta-feira, 26 de junho de 2019, do Jornal O Popular. A charge mostra um suposto repórter querendo entender como a Polícia Militar conseguiu reduzir a violência no Estado. Logo abaixo um “bandido” aparece atirando contra um banco e no último quadrinho policiais disparam contra o “bandido”.
A postagem, a julgar pelas expressões dos policiais, sugere que os militares praticam uma execução e que ainda riem da situação, enquanto atiram no suposto marginal. A publicação gerou indignação entre vários policiais militares, pois a mesma induz, de forma velada ou nas entre linhas, que os membros da Polícia Militar estariam praticando um assassinato, sem dar chance de defesa ou de rendição do autor dos disparos, mostrados na charge.
O presidente da ACS, sargento Gilberto Cândido de Lima, considera que a tira de quadrinho tenta desvirtuar a atuação firme dos policiais militares, especialmente, no combate às organizações criminosas de assaltos a bancos que estão fortemente armadas e partem para o enfrentamento quando são identificadas em ação de violência contra instituições bancárias. “Os policiais muitas vezes precisam atirar para proteger a sociedade e para salvar suas vidas e nunca pelo prazer de tirar a vida de alguém, mesmo que seja um bandido da pior espécie”, diz Gilberto.
Ademais o presidente da ACS acrescenta que a maioria absoluta dos bandidos flagrados em atos criminosos são presos e entregues às autoridades judiciárias e que apenas em situação de confronto os policiais se defendem dentro das normas de segurança e do treinamento que recebem para reagir. “Se muitos bandidos estão morrendo em confronto com a polícia é porque além de afrontar a sociedade, eles estão dispostos a enfrentar policiais armados e bem treinados para saírem ilesos em suas ações delituosas. Não vamos aceitar que isso aconteça. A cada injusta agressão a reação precisa ser exemplar, do contrário daqui uns dias os policiais é que estarão correndo dos bandidos e isso não vai acontecer com a Polícia Militar de Goiás”, finalizou.
Assessoria de Imprensa da ACS
Junho de 2019

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo