Notícias

Major da PM cria aplicativo para recuperar celular roubado

Você sabe quantos celulares são roubados no Brasil a cada hora? De acordo com dados das secretarias de segurança pública dos principais estados brasileiros  são cerca de 63, sem considerar aqueles não registram ocorrência, neste caso este número pode facilmente dobrar.

Os prejuízos alcançam cifras astronômicas, com o valor médio entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 por vítima, além do produto do roubo ou furto servir de moeda no mercado do tráfico de drogas contribuindo para a manutenção da engrenagem da criminalidade.

Para tentar diminuir o prejuízo do proprietário já existem no mercado alguns serviços voltados para o roubo e o furto de aparelhos celulares. Alguns aplicativos podem rastrear, bloquear e até apagar dados remotamente. Somado a isso existem os seguros que indenizam o segurado ou fornecem outro aparelho conforme o contrato.

Mas faltava um aplicativo que pudesse ser utilizado para recuperar o bem roubado ou furtado, e foi pensando neste aspecto que o Major da Reserva da Polícia Militar de Goiás Celio Luiz Pereira de Souza desenvolveu o CADCEL no ano de 2016.

O CADCEL é muito simples de ser usado, basta baixa-lo gratuitamente no Google Play e criar o seu cadastro no aplicativo, a partir daí você poderá incluir seu celular através do número do IMEI, que é a impressão digital do celular. O número do IMEI vem na caixa do aparelho, embaixo da bateria ou pode ser visualizado na tela ao digitar o código *#06#.

Profissionais de segurança pública de todo o país podem acessar o aplicativo e consultar se o celular apreendido por eles é fruto de roubo ou furto e enviar um comunicado ao proprietário avisando que seu bem foi recuperado. Também pode ser usado pela população em geral para consulta, evitando com isso o comercio de celulares roubados e furtados.

Segundo o mentor do projeto, Major Souza, sua motivação veio de anos e anos trabalhando na segurança pública atendendo pessoas que tinham seus bens roubados e não conseguiam recuperá-los. Com a ajuda da tecnologia e de sua experiência criou um instrumento simples e muito eficaz no combate a este tipo de crime.

Na cidade de Formosa em Goiás, piloto do projeto, já é possível perceber a eficácia do aplicativo, os índices de roubo e furto de celulares que chegavam a 15 por dia em um ano de uso do aplicativo caíram para 4 a 6 por semana, segundo o Major Souza. Também é possível cadastrar outros objetos no aplicativo, como relógios, veículos e bicicletas.

Para conhecer mais sobre o CADCELL visite o site www.cadcell.com.br e o face @appcadecel, baixe o aplicativo no Google Play e ajude a divulgar essa novidade que pode contribuir para colocar fim ao ciclo de impunidade que impera em nosso País.

 

Posts relacionados

Um comentário

  1. Bacana a iniciativa e o aplicativo esta bem feito.
    Porem nao entendi sobre o pagamento quando realizei o cadastro do meu veiculo.
    Quero saber se esse pagamento é mensal, é apenas uma taxa, como que funciona em caso de roubo e etc.

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo