Notícias

Pautas do Congresso Nacional sobre segurança pública são discutidas em Brasília

Gabinete Integrado discute e propõe soluções legais para equipar as polícias, regulamentar atividades por meio de normas legais, encontrar novas formas de financiamento público para a área e encontrar as melhores soluções constitucionais para a atuação das forças de segurança no país.

Representantes de Sindicatos, Associações, Ministério Público e Federações da área da segurança pública se reuniram nesta terça-feira, 06 de novembro, em Brasília, com o objetivo de discutir a extensa pauta de projetos e propostas de emendas constitucionais (PECs) que tramitam no Congresso Nacional que precisam ser discutidos, aprovados e colocados em prática com o objetivo de enfrentar e combater a criminalidade no Brasil.

Os dirigentes das entidades fazem parte de um Gabinete Integrado que discute e propõe soluções legais para equipar as polícias, regulamentar atividades por meio de normas legais, encontrar novas formas de financiamento público para a área e encontrar as melhores soluções constitucionais para a atuação das forças de segurança no país. A Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (ANERMB) foi representada no encontro pelo vice-presidente da entidade, sargento Gilberto Cândido de Lima, que é presidente da Associação do Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Goiás (ACS).

Gilberto defende que a extensa pauta de reivindicações, composta por diversas propostas de lei, deve começar a ser discutida ainda este ano com deputados federais e senadores. “Temos que mostrar aos parlamentares a urgência em aprovar esses projetos para a segurança pública. A criminalidade não espera e sem esses mecanismos as polícias tem dificuldade para serem mais eficientes e reativas ao poder do crime organizado que toma conta do país”, defende.

O presidente da ACS também acredita que a união das entidades representativas vai fazer a diferença na defesa e cobrança do avanço da pauta da segurança pública no Congresso Nacional. “Felizmente conseguimos ampliar a quantidade de deputados federais e de senadores ligados à área da segurança pública nas eleições de outubro. A partir do ano que vem teremos maior poder de articulação política. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, também venceu as eleições com o compromisso de enfrentar o grave problema da insegurança. Acho que chegou a hora de destravar essa pauta e avançar em conquistas que vão nos beneficiar e a toda a sociedade brasileira”, acredita.

O encontro em Brasília foi realizado na sede da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPF). Além dos representantes da FENAPF, que sediaram o encontro, e do presidente da ACS e vice da ANERMB, também participaram das discussões dirigentes da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF), do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNGG – CBM/PM), da Federação Nacional de Entidades Militares Estaduais (FENEME) e da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Outros encontros e mobilizações vão acontecer ainda este ano e em 2019 com o mesmo objetivo: fazer avançar a pauta da segurança pública no Congresso Nacional e junto ao Poder Executivo, com reflexo positivo em todos os Estados.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo