Notícias
Tendência

Militares Inativos e Pensionistas devem realizar recadastramento da Goiasprev

Governo de Goiás divulga calendário de recadastramento da Goiasprev para 2021

Fonte: Divulgação/Goiasprev

Regularização da prova de vida para aposentados e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Bombeiro Militar será feita por agendamento e obedecerá  um cronograma de acordo com mês de aniversário do segurado

O Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiasPrev), retomará, a partir do dia 1º de julho, conforme a Portaria Nº 850, de 21 de junho de 2021, o recadastramento anual obrigatório (prova de vida) para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Bombeiro Militar. A regularização será feita por agendamento e obedecerá a um cronograma de acordo com mês de aniversário do segurado.

O recadastramento está previsto na Lei Complementar nº 161/20, criada com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados, fraudes, por exemplo) e sua regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.

A partir deste ano, o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Para maior segurança, tanto do beneficiário, quanto da instituição, a Goiasprev elaborou um calendário para o exercício de 2021 e contará com a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt-Vupt  e do  Ipasgo (postos de atendimento), na capital e interior do Estado.

Outra medida do Governo Estadual é a disponibilidade de dois tipos de atendimento, o presencial e o telemático (videoconferência), para aqueles que estão acamados ou com comorbidades comprovadas e para os que moram fora do Estado e do país e não tiverem condições de enviar a documentação pelos correios.

Conforme o diretor de Militares e Relacionamento com o Segurado, Ten. Cel. José Lemos da Silva Filho, a medida que teve início em março do ano passado, quando foi decretada a pandemia, deixou de bloquear os benefícios dos aniversariantes de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, contemplando mais 60 mil aposentados e pensionistas. “Com o retorno da atividade, prevemos que até o mês de janeiro de 2022, faremos a atualização cadastral de aproximadamente dos 71 mil cadastrados. A partir daí, o atendimento volta à normalidade, com uma média de 4,5 mil cadastros a cada 2 meses”, afirma o diretor.

Para o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, essa foi mais uma ação do Governo em relação ao isolamento social. Gilvan ressalta ainda, que o cronograma foi pensado de acordo com os números de segurados e pontos de atendimento em todo o Estado de Goiás. Atualmente, a previdência estadual conta com 71mil segurados (civis e militares) e 123 postos de atendimento (multiatendimento Goiasprev, Vapt-Vupt e postos do Ipasgo) numa média de 6 mil recadastramentos/mês. Com o controle do agendamento, serão de 3 a 5 atendimentos/dia por unidade no interior e no máximo 10, nas unidades da capital e região metropolitana.

 Atendimento ao segurado

A Goiás Previdência informa que o atendimento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas (civis e militares) do serviço público estadual será realizado por meio de agendamento e poderá ser feito pelos seguintes canais:

Goiasprev: Atendimento somente por vídeoconferência.

Essa modalidade será exclusiva para: pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do Estado ou do país.

O agendamento será realizado, após o envio da documentação exigida para o e-mail: recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br, o qual será respondido em até 48h, com a data e horário disponíveis para realização do recadastramento.

 Deverão ser enviados os seguintes dados:

•Número de telefone (whatsapp) para contato que tenha câmera para a videoconferência;

•Identidade frente e verso;

•Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses com o CEP;

•Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos 3 meses.

A Goiasprev esclarece ainda, que para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros, permanece a opção do kit de recadastramento no site  https://www.goiasprev.go.gov.br  , os quais deverão ser devidamente preenchidos e enviados pelos correios.

Mais informações pelos fones:

Tel: (62) 98295-0319 (WhatsApp) – Atendimento on-line  por mensagem de texto

Tel: (62) 98295-7789 9h ás 12h30 / 13h30 ás 18h

Tel: (62) 98303-4851 – 8h ás 11h30 / 12h30 ás 17h

Tel: (62) 99625-7655 – das 7h30 às 13h30

Tel: (62) 99621-6429 – das 12h  às 18h

Vapt-Vupt (70 unidades em todo o Estado)

O recadastramento presencial será feito nas agências do Vapt-Vupt, com agendamento prévio no site https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento  – Agendamento Goiasprev

Postos do Ipasgo (52 unidades em todo Estado)

Atendimento: (telefones, endereços e horários): http://www.ipasgo.go.gov.br/documents/10192/332482/Gere%CC%82ncia_de_regionais_e_postos.pdf

Nas localidades que não possuem unidade do Vapt-Vupt, o recadastramento será realizado nos postos de atendimento do Ipasgo.

Tanto no Vapt-Vupt, quanto no Ipasgo, o atendimento presencial exigirá o uso obrigatório de máscaras. Todas as medidas de segurança e distanciamento social serão tomadas.

O calendário com os prazos para cada mês de aniversário será disponibilizado no site da Goiás Previdência e nos postos de atendimento.

Fonte: Divulgação/Goiasprev

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo